EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA VIRTUAL ABAMODÁ
As ervas sagradas no fazer do terreiro.
É com emoção que apresentamos a Exposição Fotográfica Virtual ABAMODÁ! Concebida a partir do olhar sensível de Douglas Santos, Omorisá Xangô do Terreiro Axé dos Ventos, as fotografias exploram o universo litúrgico ligado às folhas sagradas e suas aplicações nos cultos de Candomblé e Jurema Sagrada, na cidade de Igarassu/PE.
Este projeto recebeu financiamento da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020) do município de Igarassu/PE.

APRESENTAMOS A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA VIRTUAL ABAMODÁ
As folhas sagradas
A Exposição Fotográfica Virtual ABAMODÁ busca retratar diferentes olhares sobre a relação entre as religiosidades de matriz africana e afro-indígena e sua relação com as folhas sagradas. O termo ÀBÁMODÁ em língua Yorubá designa a planta denominada folha-da-fortuna (Kalanchoe), erva sagrada de origem africana a qual confere-se fonte de boas energias, abertura de caminhos e fartura financeira, amplamente utilizada nos ritos ligados ao Candomblé e à Jurema Sagrada. Os registros fotográficos foram concebidos por Douglas Santos, Odé Bomí, Léo Rorschach e Suzana Queiroz, a partir das perspectivas religiosas e subjetividades que permeiam os terreiros de Candomblé e a Jurema Sagrada na cidade de Igarassu/PE.
Todas as imagens foram registradas na cidade de Igarassu: na área de mata atlântica que pertence ao munícipio, na Feira Pública Municipal, nos terreiros Casa de Jurema Cabocla Jandira e Ilê Axé Omi Oxalufan.

